Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A terceira noite de apresentações do Festival Folclórico de Parintins do Boi Garantido foi marcada pela despedida de Denildo Piçanã do posto de tripa do boi, nesse domingo, 29/6. O posto passará a ser ocupado pelo seu filho Denison Piçanã.
A revelação foi feita pelo amo do boi João Paulo Faria durante a apresentação no Bumbódromo. “São 30 anos de história que agora eu vou recordar, foi no ano de 95, que começou a bailar, de Parintins, o boi de pano, o melhor tripa que há”, declarou em verso.
Leia também: Caprichoso ou Garantido? Apuração do Festival de Parintins acontece nesta segunda, 30
O momento emocionou torcedores do Garantido que estavam na arena acompanhando a passagem de legado do item 10 para o seu filho Denison Piçanã.
Denildo Piçanã foi reverenciado pela torcida do Garantido, e em seguida, o seu filho começou a dar seus primeiros passos assumindo o item.
Nas redes sociais, Denildo Piçanã também foi aclamado por torcedores do Garantido. “Foi de arrepiar, difícil segurar a emoção. Amor puro pela arte que atravessa gerações. A arte transforma. A arte é vida”, informou.
História
Natural de Parintins, Denildo José Matos Ribeiro, mais conhecido como Denildo Piçanã, foi uma das figuras centrais do Boi Garantido enquanto atuou como o memorável item 10 – tripa do boi.
Denildo assumiu essa posição em 1995 e desde então foi o tripa do boi, responsável por vestir e conduzir o boi de pano com domínio artístico.
Por quase 30 anos, ele encantou multidões ao guiar o boi durante as evoluções por meio de uma combinação que são definidas como força, leveza e segurança.






