Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Direto da Ilha Tupinambarana, a apresentadora Mazé Mourão, da Rede Rios de Comunicação, conseguiu com exclusividade um spoiler das indumentárias que Edmundo Oran (apresentador oficial) e Patrick Araújo (levantador de toadas) irão usar na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira, 27/6.
A revelação aconteceu durante uma visita ao Ateliê Hélerson Maia, em Parintins, responsável pela criação das peças. Os trajes prometem emocionar a galera azul e reforçar a marca registrada do Boi Caprichoso: um espetáculo de arte, tradição e inovação que encanta o mundo.
Tema 2025: É Tempo de Retomada
Neste ano, o Boi Caprichoso apresenta o tema “É Tempo de Retomada”, que será desdobrado em três subtemas ao longo das noites do festival. Em entrevista à Rede Rios de Comunicação, o presidente do bumbá, Rossy Amoedo, explicou que a ideia de retomada vai além da arena e se reflete também nos bastidores, como a reabertura da Escolinha de Artes do Caprichoso.
Primeira Noite – Amyipaguana: Retomada pelas Lutas
A abertura celebra a força das crenças originárias e a resistência indígena. A lenda “Yurupari: da Demonização à Retomada Indígena” dará o tom, seguida pela Revolução Maracá, protagonizada por mulheres líderes e majés. A noite será encerrada com o Ritual Tupinambá, dividido em duas etapas: encenação e manifesto.
Segunda Noite – Kizomba: Retomada pela Tradição
Dedicada à ancestralidade afro-amazônica, essa noite homenageia personagens históricos invisibilizados, como Dona Sila Marçal e o marujeiro Calango. A programação inclui ainda a lenda “Sacaca Merandolino”, o ritual “Musudi Munduruku”, e a figura típica regional dos marandoeiros.
Terceira Noite – Kaá-etê: Retomada pela Vida
A última noite traz um alerta pela preservação da Amazônia. Entre os destaques estão a lenda “Waurãga e os Wauã-Kãkãnemas”, o momento coreográfico “Yacuruna: O Senhor das Águas”, e o ritual de cura Yawanawá. O encerramento será um grito simbólico pela vida e contra a devastação ambiental.






