Jéssica Lacerda – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O amor pelo Boi Garantido atravessa gerações, e agora também as redes sociais. Entre as páginas encarnadas, o perfil Boi Garantide se tornou um fenômeno, unindo irreverência, memes e muito amor pelo bumbá da Baixa do São José.
Em entrevista à Rede Rios, Elis, Jaraqui e Jordano contaram como tudo começou: uma grande união tribal no Twitter.
“O nosso Lindolfe criou uma página no Twitter pra defender o Garantido. A gente já enfrentava muitos haters lá, então ele resolveu usar um cachorrinho e criou o nome do Garantide. E pegou”, relembra Jaraqui.
Leia também: Tapiraiauara: Conheça a ‘fera’ que o Garantido levará para a arena no Festival de Parintins

Com o sucesso da página, nasceu também o grupo MATE, com 150 integrantes que se unem para trocar informações sobre o boi vermelho e branco.
Apesar da irreverência dos conteúdos, o grupo leva a missão com seriedade. “A mente brilhante é a nossa Jojo, a nossa mãezinha. Ele tem a ideia e a gente vai alinhando pra jogar no Instagram. É sempre muito bem conversado, muito bem alinhado”, explicou Elis.
E sobre o começo de tudo, o Garantide aproveita para cutucar com bom humor o boi contrário: “A gente é igualzinho o Caprichoso, fomos fundados na Praça 14”.
Em 2024, o grupo enfrentou diversos ataques virtuais, mas neste ano “tudo vai ser diferente”: “Esse ano a gente tá mais de boa, mais preparado. Pode remar, como diz a nossa madrinhe, Márcia Novo”, contam.
Rumo a Parintins, parte do grupo já está de malas prontas para viver a emoção do festival de Parintins. “Eu e o Jaraqui vamos estar lá firme e forte. Tô bem confiante, acho que vou ser pé quente”, conta Elis.
Com criatividade e um jeito único de amar o Garantido, o Garantide mostra que o Festival de Parintins também se faz nas redes, com engajamento, criatividade e, claro, muito meme.






