Elen Viana – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Os torcedores dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido começaram a formar as tradicionais filas desde a noite de terça-feira, 17/6, nas laterais do Bumbódromo, para conseguir um bom lugar nas arquibancadas destinadas às “galeras” não pagantes.
A nove dias do 58º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 27, 28 e 29 de junho, torcedores de ambos os bois, tanto do azul quanto do vermelho, já estão montando barracas e mesas no local. Segundo eles, a ansiedade já tomou conta, e todos querem ser os primeiros a ocupar espaço nas torcidas.

No entanto, alguns torcedores também denunciam que há pessoas vendendo lugares nas filas, usando caixotes para reservar posições. A prática prejudica quem deseja participar do festival e ocupar um lugar nas arquibancadas do Bumbódromo.
Leia mais: Caprichoso inicia translado de alegorias a dez dias do Festival Folclórico de Parintins
Festival de Parintins
Em 2025, o Boi Caprichoso defenderá o tema “É Tempo de Retomada” em busca do tetracampeonato. A proposta é um manifesto da cultura popular em defesa da vida em todo o planeta, com um chamado ao retorno de práticas ancestrais e curativas voltadas à preservação e à continuidade da humanidade.
Já o Boi Garantido levará para a arena o espetáculo “Boi do Povo, Boi do Povão”, destacando a tradição do Boi da Baixa do São José e sua forte conexão com o público encarnado. A apresentação celebra a diversidade da cultura popular e defende as múltiplas formas de vida da região amazônica.
Rios na Ilha
No portal e no jornal – com edições impressa e digital – a cobertura já acontece desde o início do ano, com as primeiras movimentações dos bois Caprichoso e Garantido. Na Rádio RIOS FM 95,7, o programa Rios na Ilha movimenta a cena bovina com entrevistas e muita toada, sempre as quintas-feiras, a partir das 20h.
Em 2025, o Rios na Ilha conta com o apoio de parceiros de peso, que acreditam no projeto e contribuem para conteúdos ainda mais completos. É o caso da Eneva, maior operadora privada de gás natural no país, e do Centro Universitário Fametro, referência de ensino no Norte do Brasil.






