Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Nacional FC foi alvo de criticas após publicar uma imagem nas redes sociais neste domingo, 13/8, onde os jogadores aparecem simulando um enterro. A foto gerou reação negativa, uma vez que na última quarta-feira, 9/8, o jogador do Bahia de Feira, conhecido como Deon, veio a falecer no local onde os atletas fizeram a foto.
A “brincadeira” retratada na foto não foi bem recebida pelo público e provocou reações intensas. Muitos internautas apontaram a falta de sensibilidade por parte do clube, considerando o momento delicado pelo qual passou a equipe adversária com a perda de um de seus membros. As equipes se enfrentam nesta segunda-feira, 14, na Arena Carueiro, em Feira de Santana, na Bahia.
Leia também: Sob luto e desgaste, Bahia de Feira e Nacional duelam pelas oitavas da Série D
Embora a imagem tenha gerado burburinhos e críticas, em nota o clube mencionou que tais fotos são uma prática costumeira e habitual entre os jogadores do Nacional FC. Segundo o comunicado, a imagem retrata um momento durante o tradicional “rachão”, que faz parte do cotidiano do futebol e é uma prática habitual.
O clube também assegurou que a publicação não foi feita com intenção de desrespeitar ou ofender, mas reconheceu a má interpretação que gerou, especialmente dada a recente perda do jogador Deon.

Diante do ocorrido, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) emitiu uma nota oficial repudiando a atitude do clube.
“A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol.”
Nota Oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF)
Nas redes sociais, a Federação Amazonense de Futebol também se pronunciou sobre o ocorrido e classificou a publicação do Nacional como ‘inoportuno’ e que com fotos antigas foi provado que a prática era recorrente e não houve intensão de ofender.

Entretanto, ainda no domingo, 13, a FAF se pronunciou repreendendo de forma dura o ocorrido e recebendo muitas críticas dos torcedores amazonenses.
Pronunciamento
A responsável pela agência de comunicação que gerencia a assessoria do Nacional Futebol Clube, jornalista Larissa Balieiro, também se manifestou a respeito da polêmica. Ela esclareceu que a intenção por trás da publicação da foto não era ofender ou atingir ninguém. Balieiro se desculpou pelo acontecimento e que a publicação foi no “automático”.
“A proporção da foto do Nacional foi negativa. Assumo aqui o erro da publicação. Principalmente porque isso machucou pessoas próximas ao atleta Deon, falecido dias atrás. Passou por mim a foto, e por outras pessoas. O que mais li aqui foi ofensa. E conto no dedo os colegas que procuraram para entender o que houve. Não houve intenção NENHUMA de desrespeitar ou usar de brincadeira a tragédia da morte do Deon”, trecho da nota publicado por Larissa Balieiro.












