Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) informou nessa quinta-feira, 12/6, que o caso de Mpox divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins não é um caso novo. O paciente, segundo o órgão, é morador de Manaus e foi diagnosticado ainda no mês de maio.
A FVS destacou que o paciente já está em tratamento e fora do período de transmissão da doença, que costuma variar entre 2 a 4 semanas. Desde a última semana, não houve registro de novos casos de Mpox em todo o estado.
“O caso recentemente divulgado em Parintins refere-se a um paciente já diagnosticado na capital, pelo Laboratório de Saúde Pública, em maio. É importante ressaltar que a Vigilância em Saúde do município realizou a investigação epidemiológica e não identificou casos secundários entre os contatos diretos do paciente”, esclareceu a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Leia mais: Casos de SRAG superam os dos últimos dois anos, diz Fiocruz
Até esta sexta-feira, 13, o Amazonas contabiliza 38 casos confirmados de Mpox, todos em residentes de Manaus e do sexo masculino.
De acordo com o monitoramento realizado pela FVS-RCP, os casos confirmados estão distribuídos da seguinte forma:
- 13 em janeiro,
- 3 em fevereiro,
- 6 em março,
- 13 em abril,
- 3 em maio.






