Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O soldado Nicholas Dias salvou um bebê que foi vítima de um engasgo no Distrito Federal. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira, 4/6.
O motorista, que era o pai da criança, parou o carro e saiu pedindo socorro com a criança nos braços, logo em seguida, a mãe foi em direção dos policiais.
O soldado, logo em seguida percebeu que a criança estava inconsciente e não estava conseguindo respirar e então iniciou a manobra de Heimlich para poder desobstruir suas vias aéreas.
Leia também: Familiares fazem campanha para bebê indígena representar marca nacional
Depois de cerca de 3 minutos, a criança voltou a respirar após a utilização da técnica.
Em seguida, um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local e levou a família para uma unidade hospitalar da região para que a criança passasse por cuidados médicos.
O Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal informou que o soldado se formou recentemente no Curso de Formação de Praça da PMDF.
Manobra de Heimlich
É um procedimento de primeiros socorros usado para desengasgar alguém que está com obstrução nas vias aéreas por um corpo estranho.
Consiste também em uma série de compreensões abdominais com a finalidade de expelir o objeto da via aérea, é importante que a pessoa engasgada esteja consciente para que a manobra possa ser feita com segurança.






