Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANACAPURU (AM) – O motor rabeta, um dos principais meios de transporte tradicional do Amazonas, movimentou o município de Manacapuru, a 70 quilômetros de Manaus, ao ganhar destaque como esporte na região. A primeira edição do MANASCAQ contou com 42 participantes de diversos municípios do Amazonas.
O evento aconteceu na Orla do Miriti, em Manacapuru. Além da população local, moradores de outros municípios amazonenses como Manaquiri, Autazes, Careiro da Várzea e Iranduba também participaram da competição.
Para Mazinho, um dos inscritos da corrida, a elevação da motor rabeta como esporte é muito importante para o Amazonas. “Eu parabenizo todo mundo que se dispõe a fazer isso, de investir no esporte. Para muitos pode ser simples, mas para muitos meninos chegando agora é muito importante”.
Já para o competidor Jazon, a competição de motor rabeta é uma forma de diversão entre os amigos no município. “Está virando febre”.

“É uma brincadeira legal, típica da região. A gente veio participar do campeonato para se divertir. A única coisa que a gente vai levar para a vida são estes momentos de diversão e brincadeira com os amigos”
Jazon, competidor
Conforme o secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviço e turismo (Semictur) de Manaquiri, Eduardo Santos, o município levou 15 participantes para a competição.

“Estamos muito felizes de estar aqui participando e levando nossos competidores para competir em outros municípios. Começamos pelo nosso vizinho Manacapuru”
Eduardo Santos, secretário de Manaquiri
A corrida foi organizada pela Prefeitura de Manacapuru, por meio da Semas e Secretaria Executiva de Desporto e Lazer.
“Eu não tenho dúvida do grande sucesso. É um pedido do prefeito para que a gente possa prestigiar esta modalidade que pouco foi lembrada em Manacapuru”, destacou o secretário de Esporte e Lazer João Luiz.












