Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A FIFA anunciou, nesta quarta-feira, 7/5, as oito cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho. Apesar de ter sido apresentada como uma das cidades candidatas, Manaus ficou de fora da lista final.
As oito cidades-sede escolhidas foram: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians).
Manaus chegou a receber duas visitas oficiais da FIFA: em outubro e novembro de 2024, quando técnicos inspecionaram a Arena da Amazônia, os estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno, além de estruturas de apoio como centros de convenções e ginásios esportivos.
Norte do país de fora
O processo de seleção levou em conta critérios como capacidade hoteleira, acessibilidade, rede urbana, histórico de grandes eventos e infraestrutura esportiva.
“Foi uma decisão muito difícil”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, ao anunciar as sedes. Já o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou que as cidades selecionadas “já contam com estádios modernos e centros de treinamento para receber atletas e torcedores”.
Sonho adiado?
Com histórico de sediar partidas da Copa do Mundo masculina de 2014 e de torneios olímpicos em 2016, Manaus apostava em sua estrutura já consolidada para voltar ao mapa das grandes competições internacionais.
Além de Manaus, outras três cidades ficaram de fora do evento: Belém, Cuiabá e Natal. Em seu discurso, Gianni Infantino agradeceu pela participação de todas as 12 cidades no processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina.
“Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, nós agradecemos muito, muito mesmo a vocês por seus esforços extraordinários. Sua paixão não passou despercebida, e estamos comprometidos em manter contato e encontrar maneiras de vocês também fazerem parte deste evento histórico”, declarou.
Em maio de 2024, o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednailson Rozenha, chegou a comemorar em suas redes sociais a escolha de Manaus como uma das cidades-sede para a Copa do Mundo Feminina, juntamente com outras 9 cidades.






