Samantha Brasil – Rios de Notícias
MUNDO – Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia, foi incluído na lista de possíveis sucessores de Francisco para a votação no Conclave, conforme informações divulgadas pela agência Reuters, a maior do mundo no setor de notícias. A divulgação foi feita nesta sexta-feira, 2/5.
O nome de Dom Leonardo tem se destacado por seu alinhamento com as pautas defendidas pelo Papa Francisco, como a proteção ao meio ambiente e o incentivo à tolerância religiosa. A escolha do novo papa ocorrerá durante o Conclave, processo no qual o pontífice eleito sucederá o Papa Francisco, falecido na madrugada do dia 21 de abril deste ano.
Além de Dom Leonardo, outros dois brasileiros também figuram entre os cotados: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, e Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
O Conclave está previsto para acontecer no dia 7 de maio. Com duas desistências por motivos de saúde, 133 cardeais estarão aptos a votar. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos.
Os cardeais se reúnem a portas fechadas na Capela Sistina, no Vaticano, onde permanecem isolados do mundo exterior até a conclusão do processo de escolha do novo pontífice.
Não há uma estimativa exata de quanto tempo será necessário para a eleição, mas os dois últimos conclaves — realizados em 2005 e 2013 — duraram apenas dois dias. Tradicionalmente, o Conclave tem início entre 15 e 20 dias após o falecimento do papa anterior.






