Jéssica Lacerda – Rede Rios
PARINTINS (AM) – O dia 1º de maio alvoreceu ao som das toadas do Boi Garantido em Parintins: a tradicional Alvorada do bumbá vermelho e branco tomou as ruas da ilha com emoção em comemoração aos 50 anos do evento.
O segundo evento bovino mais tradicional após o Festival Folclórico de Parintins contou com a cobertura da Rede Rios de Comunicação, com equipe formada por profissionais do Portal Rios de Notícias e da Rádio Rios FM 95,7.
Os shows iniciaram às 20h, no curral Lindolfo Monteverde, e o show principal com os itens do boi-bumbá iniciou as 23h. Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação da cunhã-poranga Isabele Nogueira, que evoluiu ao som da toada Deusa Cunhã, levando o público ao delírio.
Leia também: Rios na Ilha: torcedores do Garantido partem rumo à Alvorada que celebra 50 anos de tradição


Após o show no curral, a Alvorada seguiu seu cortejo tradicional pelas ruas da cidade. O boi visitou as casas decoradas, dançou e cumprimentou os moradores que nutrem a paixão pelo Garantido. Balões, bolos, bandeiras e até o próprio boi-bumbá enfeitavam as casas dos torcedores.
Em uma residência, crianças entregaram cartinhas ao boi, reforçando a tradição onde adultos e crianças são convidados a brincar de boi-bumbá.
Entre as casas que receberam a visita do boi Garantido, destaca-se a moradora Kellen Erika Novo, que há sete anos enfeita sua casa para receber o boi com carinho e emoção. Ela contou o que a motiva a manter viva essa tradição.
“É porque é gostoso sentir a adrenalina de ver o pessoal tirando foto, guardar aquele momento que é tão importante pra cada turista que vem aqui. Guardar pra você aquele pequeno momento que ele passa dentro dessa adrenalina que é esse momento em Parintins”, destacou a moradora.
Quando questionada sobre o que leva os moradores a abrirem suas portas com tanta alegria, ela respondeu: “É muito aconchegante sentir aquela emoção, aquela adrenalina que a pessoa traz”.
A Alvorada encerrou por volta das 7h da manhã, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, debaixo de uma intensa chuva. Longe de apagar o brilho da festa, os torcedores encarnados continuaram a cantar junto com Israel Paulain, David Assayag e João Paulo Faria, toadas antigas e atuais.
Ao fim da festa a Batucada brincou de boi junto com o Garantido na frente da catedral, com o boi reverenciando Nossa Senhora do Carmo.






