Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na lancha que conduz torcedores, integrantes do Movimento Amigos do Garantido (MAG) e membros da Batucada rumo à Ilha Tupinambarana, o clima é de entusiasmo e expectativa. A bordo, a emoção é movida pelo evento mais aguardado pelos apaixonados pelo Boi vermelho e branco antes do Festival de Parintins: a Alvorada do Garantido.
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO embarcou nessa jornada nesta quarta-feira, 30/4, acompanhando mais uma edição da tradicional festa que acontece na madrugada de 1º de maio. Este ano, a Alvorada completa 50 anos de história, meio século de fé, resistência cultural e amor incondicional ao boi vermelho e branco.
Para Aldimir Simplício, coordenador de marketing do MAG, o compromisso com o evento é inabalável. “Há 20 anos participo da Alvorada. Essa festa está no coração da galera do Garantido. A gente vai com chuva ou sem chuva. E este ano, o Garantido vem para vencer”, afirma.
O sentimento é compartilhado por Jornelson Abecassis, histórico intérprete do personagem Pai Francisco entre 1996 e 2005. “Vou à Alvorada desde que me entendo por gente. É um marco na nossa história. O nosso boi vem forte”, destaca.
O ex-integrante da Batucada, Antônio Martins também reforça o espírito de pertencimento e confiança no boi da baixa do São José. “Esta é minha terceira Alvorada, mas acompanho o Festival há muitos anos. A Alvorada é nossa. Só o Garantido faz uma festa assim. E este ano, não vamos deixar o contrário ser tetra”, diz, fazendo referência ao rival Caprichoso.
Diretamente da cabine de comando, o capitão Júnior Lima garante segurança e conforto durante o trajeto fluvial entre Manaus e Parintins.”Já transporto o pessoal há três anos. A lancha acomoda quase 130 passageiros com comodidade. E agora, levando o MAG, o Comando Garantido e toda essa galera animada, a energia é ainda maior”, ressalta.
Rios na Ilha
A REDE RIOS dá início ao projeto Rios na Ilha, que integra o Portal e Jornal Rios de Notícias e a Rádio Rios FM para realizar a terceira cobertura jornalística e cultural consecutiva do Festival Folclórico de Parintins, reforçando o compromisso com um jornalismo atento à valorização da cultura amazônica.
Na rádio, que em breve chegará à ilha tupinambarana, a programação estreia no dia 1º de maio, com um programa que leva o nome do projeto indo ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, acompanhando, ao longo do ano, as programações e movimentações dos bois-bumbás, com produções especiais, transmissões ao vivo, bastidores dos ensaios, preparação das galeras e dos itens tradicionais da festa.
*Com colaboração de Jéssica Lacerda e Gabriel Lopes






