Jéssica Lacerda – Rede Rios
MANAUS (AM) – A Alvorada do Boi Garantido é, para os torcedores encarnados, a festa mais esperada do ano depois do Festival de Parintins. E em 2025, a festa alcança uma marca histórica: são 50 anos de uma celebração que se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.
Celebrada sempre na madrugada do dia 1º de maio, a Alvorada homenageia São José Operário, o padroeiro dos trabalhadores, da baixa e do bumbá. A Alvorada do boi Garantido foi fundada por Paulinho Faria com o apoio do mestre Jair Mendes.
“Tudo começou como uma pequena brincadeira. A Alvorada saía da baixa do São José, parava em várias residências dos padrinhos na época do Boi, das comadres, dos compadres e fazia sua brincadeira e tinha como agradecimento uma ajuda para realização do festival. Mestre Jair por sua vez com o Zezinho Faria deram todo o apoio e tornou-se essa dimensão”, conta o produtor de eventos do Boi Garantido em Manaus, Rivaldo Pereira.

Leia também: Rede Rios lança projeto ‘Rios na Ilha’ com cobertura especial do Festival de Parintins
O ponto alto da festa é a caminhada: tudo inicia com uma grande festa no Curral Lindolfo Monteverde, a sede do Boi Garantido, e de lá segue em caminhada até um dos pontos turísticos mais fortes de Parintins, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
Bandeiras, fogos de artifício, toadas e a alegria dos brincantes transformam a cidade em um grande tapete vermelho e branco. E tudo só termina na catedral nos primeiros raios de sol do dia 1º, daí o nome Alvorada, tudo termina justamente no alvorecer do dia.
“A Alvorada é nada mais que grande homenagem aos trabalhadores da Ilha, do galpão de alegorias do Garantido de todos os artistas que trabalham no garantido. Hoje é patrimônio imaterial cultural do estado do Amazonas. Isso pra nós é questão de honra e respeito ao número de torcedores do Garantido que se deslocam de quase todos os cantos do país para vim para Alvorada do Boi, principalmente quem não pode estar em junho no Festival Folclórico de Parintins. A Alvorada nasce de uma necessidade de anunciar os ensaios do boi Garantido e o começo do trabalho na baixa do São José”, ressaltou Rivaldo.

Para quem pensa que a Alvorada é restrita para o torcedor parintinense se engana, a Ilha se prepara para receber turistas do país inteiro, já chegam em Parintins, torcedores do Rio de Janeiro, de Curitiba, de Fortaleza, de Belém do Pará e vários barcos e lanchas chegando da capital Manaus.
Com o crescimento do evento, a economia da cidade cresce junto, artesãos, ambulantes, costureiras, aproveitam a data para vender seus produtos.
“Todos os artistas, todos os itens oficiais, o povo, a batucada e o boi brincando, brincando de boi bumba, nós vamos brincando de boi. Como diz a toada do nosso presidente Fred Góes, ‘eu brinco boi como brinca uma criança’. É isso que nós vamos fazer. Nós vamos brincar de boi como brinca uma criança na Alvorada do boi Garantido. Que nossa senhora do Carmo nos proteja”, afirmou Rivaldo.
Tradição

Na Baixa, o que não falta é tradição, é o que garante o presidente do Boi Bumbá Garantido, Fred Góes, durante entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS. De acordo com ele, o Garantido se orgulha de manter vivas as tradições de rua, mas sempre se reinventando e trazendo novos torcedores apaixonados.
“Parafraseando o verso da toada Boi Bonito: ‘O meu boi bonito veste a luz da tradição’, o Garantido orgulha-se de manter vivas as tradições de rua, aos moldes de como o boi era brincado no início, antes mesmo da existência do Festival de Parintins. Ao longo desses 50 anos, a Alvorada se consolidou como um verdadeiro ato de amor ao Boi Garantido. Mantemos esse legado com respeito às raízes, valorizando a memória de figuras históricas e eternas que nos legaram essa tradição, como o apresentador Paulinho Faria e o mestre Jair Mendes. É também uma lembrança viva de Mestre Lindolfo Monteverde, que colocava o boi para brincar nas ruas em noites de São João e Santo Antônio, tradições que também continuamos a manter vivas no mês de junho”, destaca o presidente.
Questionado sobre como manter as raízes da Alvorada e ao mesmo tempo conquistar a geração mais nova, Fred Góes diz que ao mesmo tempo que se deve respeitar e perpetuar essa tradição, a agremiação tem plena consciência da importância de olhar para o futuro.
“Nosso compromisso é fortalecer a participação dos torcedores da nova geração, curumins e cunhantãs, como veremos na Alvoradinha, que acontece no dia 29 de abril, na Cidade Garantido. É uma forma de aproximar as crianças desse amor pelo Boi-Bumbá. Aproximar esse público é o caminho para manter o Garantido eternizado”, explicou Góes.
Para quem vai curtir a Alvorada, lembre-se de levar roupas leves e se hidratar para aproveitar essa grande festa que é a Alvorada do Boi Garantido.






