Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Amazonas segue subindo em ritmo acelerado na região do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, e atingiu os oito metros nesta quarta-feira, 23/4, conforme o Painel do Clima do Amazonas. A Ilha Tupinambarana está sob status de alerta.
O chefe da Defesa Civil da Prefeitura de Parintins, Adriano Aguiar, apontou os cenários previstos com a cheia, em entrevista concedida ao “Jornal da Rios”, da Rádio RIOS FM 95,7, exibida na edição da manhã desta quinta-feira, 24.
“Estamos a 1,46 metros da cheia histórica de 2021. Já estamos pondo em prática o plano de ação, já conversando, tendo diálogo com os presidentes e representantes, coordenadores das comunidades que mais sofrem o impacto de uma cheia”, destacou o titular.
Leia mais: Ministério Público ingressa com recurso após aumento da tarifa de ônibus em Manaus
Adriano Aguiar ressaltou que 60% do território da Ilha Tubinambarana é formado por áreas de várzea. “Então, a gente já está tomando as primeiras tratativas aí para dar uma resposta rápida e acompanhando a subida do rio”, disse ele.
A última cheia histórica registrou o recorde de 9,46 metros no município, no dia 21 de maio de 2021. Segundo o Painel do Clima, o Rio Amazonas se encontra em nível crítico de enchente. O afluente segue com uma média diária de subida de três centímetros.






