Júnior Almeida – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) — O Boi-Bumbá Caprichoso lançou, na noite desse sábado, 19/4, o aguardado álbum 2025, intitulado “É Tempo de Retomada”. O evento, realizado no Curral Zeca Xibelão, reuniu a torcida azulada em uma grande celebração e deu início ao clima que antecede o Festival de Parintins.
Durante a festa, o presidente do Caprichoso, Rossy Amoêdo, falou ao portal RIOS DE NOTÍCIAS sobre a importância de valorizar todos os segmentos do bumbá, destacando o papel histórico da Escolinha de Artes do Caprichoso, Irmão Miguel de Pascale, que passou por reformas e readequações.
“É preciso reconhecer todos os segmentos do Boi Caprichoso que se empenham para construir um grande festival. Isso é fruto de um trabalho iniciado em 1997, com a criação da nossa escolinha de artes. Este mês, ela completa 28 anos, e queremos continuar despertando sonhos na cabeça das crianças — formando novos artistas, e quem sabe novos itens”, destacou.

Entre os itens oficiais presentes, o tripa Edson da Silva Azevedo Júnior — o Edson Jr. — contou sobre a preparação intensa para o desafio de buscar o tetracampeonato no festival.
“Os preparativos estão a mil! Não só para esse lançamento, mas para o festival em si. Eu e os outros itens estamos nos dedicando ao máximo. Sabemos da responsabilidade e estamos prontos para buscar mais esse título”, afirmou.


Filho de Edson Azevedo e neto do mestre Mário Azevedo, Edson Jr. carrega uma herança de peso no festival. O próprio pai, que confecciona o boi, também falou sobre esse momento especial.
“Ser pai do tripa Edson Jr. é uma emoção enorme. Eu faço o boi, mas quem dá vida a esse sonho é toda a equipe da qual faço parte. Ser Caprichoso é a realização de um sonho”, declarou.
A Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, compartilhou a emoção de vivenciar mais uma temporada no boi.
“É maravilhoso estar na nossa festa de lançamento aqui em Parintins, com o curral lotado e sentindo a energia da nação azul e branca. Estar aqui é sentir o calor do povo, e já entrar no clima do festival, onde vamos em busca de um título inédito”, disse confiante.


Já a Porta-Estandarte Marcela Marialva comentou sobre a rotina intensa de treinos e foco total no projeto para a arena.
“Minha preparação acontece o ano inteiro. Cuido do corpo diariamente com cardio, corrida, ensaios. À medida que junho se aproxima, a pressão aumenta — e o foco também. Essa grande festa de hoje já mostra um pouco do espetáculo que só o Caprichoso sabe fazer”, ressaltou.
O evento ainda contou com apresentações da Banda Caprichoso, Banda Canto Parintins, toadeiros, Raça Azul, CDC e demais segmentos do boi.






