Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta segunda-feira, 7/4, uma medida inédita: a abertura de vagas para mulheres no curso de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). A informação foi divulgada no site oficial da Aeronáutica e já repercute nas redes sociais e veículos especializados.
A novidade integra o edital do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da FAB para o ano de 2026. As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril.
Ao todo, são oferecidas 50 vagas para candidatos dos gêneros masculino e feminino, distribuídas entre os três cursos. A inclusão das mulheres na Infantaria representa um avanço significativo na presença feminina na carreira militar, especialmente em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.
A trajetória da participação feminina na AFA teve início em 1996, quando as mulheres foram autorizadas a ingressar no curso de Intendência. Já em 2003, elas passaram a disputar vagas no curso de Aviação. Desde então, a presença feminina tem avançado de forma gradual nas diferentes áreas da Aeronáutica.
Em 2021, 25 anos após a primeira turma de mulheres Intendentes ingressar na AFA, algumas delas alcançaram o posto de Coronel Intendente. Já as primeiras Aviadoras, formadas em 2003, chegaram ao posto de Major, marcando mais um marco histórico na carreira das militares da FAB.












