Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Alana Kamile Silva Ferreira, de seis anos, morreu atropelada por um caminhão de lixo nesta sexta-feira, 21/3, em Manaus. O acidente aconteceu na rua 11, comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da cidade. Câmeras de vigilância registraram o momento da tragédia.
Segundo informações preliminares, Alana havia saído de casa para comprar pão quando se aproximou do veículo em movimento. Nas imagens, a menina aparece saltitando ao lado do caminhão e, ao tentar atravessar à frente do veículo, foi atropelada. O motorista não teria visto a criança e seguiu dirigindo, sem perceber o atropelamento.
Vizinhança em choque
Moradores notaram o acidente apenas quando viram o corpo da criança no chão. O desespero tomou conta da vizinhança, que rapidamente se aglomerou no local. Um amigo de Alana, que estava por perto, chegou a olhar embaixo do caminhão na tentativa de encontrá-la.
“Meu filho gritou: ‘Mãe, mãe!’ Eu perguntei o que foi e, quando olhei, ela já estava caída. Quando tentei levantá-la, havia sangue no nariz. Ele falou: ‘Mãe, minha amiga morreu.’ Ele está se sentindo culpado porque viu tudo, mas eu disse que não era culpa dele”, relatou uma vizinha.
Testemunhas afirmam que o motorista chegou a descer do caminhão, mas, ao perceber o que havia acontecido, voltou ao veículo e foi embora, deixando apenas os garis na rua.
Tentativa de socorro
Alana foi socorrida e levada às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, no bairro Tarumã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade.
Segundo familiares, Alana era a filha mais velha de três irmãos e completaria sete anos em 17 de outubro.
“Ele não prestou atenção nela, simplesmente continuou como se nada tivesse acontecido. Queremos justiça, porque ela era uma menina doce, cheia de sonhos. Saiu só para comprar pão e não voltou. Minha sobrinha queria crescer e dar um futuro para a mãe dela. Justiça pela Lana!”, desabafou Pâmela, tia da criança.
O corpo de Alana deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) às 14h50min.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para saber se alguma providência será tomada em relação ao caso, e em nota à imprensa, a empresa Tumpex se pronunciou sobre o incidente.
“É com profundo pesar que a TUMPEX – Empresa Amazonense de Coleta de Lixo Ltda vem a público comunicar sobre o trágico acidente ocorrido na manhã de hoje (21/03/2025 ) as 12h, durante as operações de coleta de resíduos no bairro União da Vitória em Manaus. Durante o percurso habitual de coleta, um lamentável incidente resultou no falecimento de uma criança. Não há palavras que possam expressar adequadamente nossa tristeza e consternação diante dessa perda irreparável. Nossas mais sinceras condolências para a família enlutada. Estamos oferecendo todo o suporte possível à família da vítima neste momento de dor. Sabemos de nossa responsabilidade perante a comunidade de Manaus e reafirmamos nosso compromisso com a prestação de serviços essenciais de forma segura e responsável. Respeitosamente, solicitamos que a privacidade da família e de nossos colaboradores seja preservada neste momento de luto e reflexão. A Tumpex permanece à disposição para fornecer atualizações relevantes sobre este lamentável acidente”, comunicou.






