Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma declaração do senador Plínio Valério (PSDB) sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) viralizou nas redes sociais e gerou uma onda de críticas e apoios. Durante evento da Fecomércio-AM na última sexta-feira, 14/3, o parlamentar afirmou que “não entende porra nenhuma de Zona Franca“.
O vídeo com o trecho da fala causou estranhamento, especialmente pelo fato de Plínio ter atuado diretamente na elaboração da Reforma Tributária, tema amplamente ligado à ZFM.
Nas redes sociais, a declaração dividiu opiniões. Críticos do senador consideraram a fala um reflexo de falta de comprometimento com a principal matriz econômica do Amazonas. “Lamentável esse nível de parlamentar que diz representar o Amazonas”, escreveu um internauta. Outros apontaram falta de interesse do senador na ZFM: “Mostra que não tem interesse e nem tá preocupado com a Zona Franca”.
Em contrapartida, apoiadores alegaram que a frase foi retirada de contexto: “Plínio é um defensor do modelo Zona Franca” e “Com toda certeza foi uma fala fora do contexto”.
O que disse Plínio Valério?
A declaração ocorreu no momento em que o senador discursava após receber a Medalha do Mérito Comercial do Amazonas. Ele exaltava sua atuação e medidas em benefício da ZFM, mencionando que sua assessoria acompanhava de perto as questões tributárias para beneficiar a economia do estado:
“Ninguém enxerga o comércio, o comércio é quem mais emprega, é quem mais sofre. E todas as vezes, das dez vezes, vinte vezes, tem mil companheiros sim. As emendas que a Associação Comercial do Amazonas (ACA) não percebeu, vocês perceberam [Fecomércio] a emenda que eu coloquei na reforma.
A luta que a ACA não percebeu, os meus assessores estavam lá. O Omar citou a Ivone. Era minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava, porque não entendo porra nenhuma de zona franca de tributo. Mas eu não preciso estar, a minha assessoria está lá para isso, e eu estou para voltar, para combater, para destruir aqueles argumentos de que nós não merecemos… Isso eu fiz, me perdoem, isso eu fiz, isso eu vou continuar fazendo em nome do Amazonas”
Senador Plínio Valério
Posicionamento oficial do senador
Diante da repercussão, a assessoria de Plínio Valério emitiu uma nota afirmando que a declaração foi retirada de contexto. Segundo o comunicado, o senador reconheceu que não é um especialista em tributação, mas destacou que conta com assessoria técnica qualificada para auxiliá-lo no tema Zona Franca.
A nota ressaltou ainda que Plínio Valério tem um histórico de defesa do modelo econômico, sendo relator da Lei de Informática, combatendo medidas que ameaçam os incentivos fiscais da ZFM e atuando contra o decreto que zerou o Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) que ameaçava a competividade da região.
Durante a Reforma Tributária, mesmo discordando de de alguns pontos, votou favoravelmente para garantir a manutenção dos benefícios da ZFM.
O evento da Fecomércio
A declaração ocorreu durante a celebração dos 71 anos da Fecomércio Amazonas, evento que entregou a Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025 a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do estado. Além de Plínio Valério, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) também foram homenageados por suas atuações na defesa da ZFM e na luta pela pavimentação da BR-319.
O evento contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de classe, reforçando a relevância do setor terciário para a economia amazonense.






