Redação Rios
MANAUS (AM) – Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) criaram uma plataforma interativa que reúne informações sobre ciência, tecnologia e inovação nos estados da Amazônia Legal. O objetivo é facilitar o acesso a dados sobre universidades, programas de pós-graduação, startups e iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região.
A plataforma digital possui dois painéis interativos com dados da região, será lançada nesta segunda-feira, 24/2, e estará disponível gratuitamente no site. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e busca organizar e destacar quem está fazendo inovação na Amazônia.
Leia também: Caso Eletrobras: ‘Reafirmo meu compromisso com a transparência e a integridade’, diz juiz afastado
A plataforma, de navegação intuitiva, permite a consulta de informações detalhadas sobre programas de pós-graduação e startups na região, com filtros por estado, linhas de pesquisa, instituições, ano e tipo de programa de fomento à inovação.
Para garantir a validade dos dados, os pesquisadores realizaram um levantamento minucioso utilizando relatórios institucionais, editais de fomento e buscas na internet, além de contatos telefônicos e por mensagens para confirmar as informações.
O professor Ciderjânio Salvador, do Instituto de Natureza e Cultura da Ufam, explica que a falta de informações confiáveis era um grande desafio.
“Sabemos da importância que esses dados possuem e não podíamos deixar de trabalhar para confirmá-los. Estar na Amazônia é um privilégio e esse tipo de levantamento contribui para o incremento de políticas públicas na região”, afirmou.
A pesquisa contou com um levantamento detalhado em documentos oficiais, editais de financiamento e consultas diretas a pesquisadores e instituições. Um dos participantes do projeto, Lenison Moraes, formado em Administração pela UFAM, destacou que a iniciativa reforça a importância da Amazônia no cenário nacional.
“Aqui trabalhamos com a filosofia de fugir da subalternidade em relação a outros lugares do país. Neste trabalho, destacamos quem está produzindo inovação e conquistando recursos”, disse.
O lançamento oficial da plataforma acontecerá em uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 24, às 12h (horário de Manaus), nos perfis da Rede Rhisa no YouTube e Facebook.






