Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Faculdade Santa Teresa recebeu, nesta terça-feira, 18/2, o professor Marcelo Semer, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, escritor e referência na área jurídica, especialmente no debate sobre a política de drogas no Brasil.
O evento, realizado no auditório da instituição, promoveu um debate sobre política de drogas e segurança pública sob a ótica do Judiciário. A iniciativa reuniu estudantes do curso de Direito, além de membros da comunidade acadêmica.
Leia também: Jornal Rios de Notícias chega a 50ª edição distribuída gratuitamente
Mestre no tema
Mestre em Direito Penal e Doutor em Criminologia pela Universidade de São Paulo (USP), Semer é autor de livros que analisam o papel do Judiciário no encarceramento em massa, como Sentenciando Tráfico, O Papel dos Juízes no Grande Encarceramento e Os Paradoxos da Justiça. Além disso, escreveu um romance ambientado no Brasil da Operação Lava Jato.
Crítica ao populismo penal
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o desembargador criticou a criação de leis motivadas por interesses políticos e eleitorais. “O que está acontecendo muito hoje é que estamos produzindo leis baseadas no populismo penal, que não passa de demagogia. Endurecem a legislação apenas para ganhar votos”, afirmou Semer.

“É importante que a gente conheça a lei e seus mecanismos para saber como melhor usar. Não usar de uma forma leviana ou demagógica, mas usar de uma forma mais racional.”
Marcelo Semer, desembargador do TJ-SP
O debate marcou o início do ano para os acadêmicos, profissionais e interessados na área jurídica, na qual puderam ter a oportunidade de aprofundar a compreensão sobre os desafios e impactos das atuais políticas de drogas na segurança pública do país em 2025.












