Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Quem recebeu a conta de água deste mês de fevereiro, já deve ter notado a diferença do valor habitual, isso porque já está sendo aplicado o aumento tarifário autorizado pela Prefeitura de Manaus, sendo esse, o segundo maior aumento em seis anos.
A tarifa de água e esgoto foi reajustada em 12,3% e segundo a Prefeitura de Manaus, o aumento obrigatório vale desde janeiro deste ano. O resultado do novo reajuste inclui resquícios da inflação dos anos anteriores (pandemia de Covid-19), que atingiram altos valores e foram parcelados até o ano de 2036.
“Foram dois anos da pandemia que não foi dado o reajuste e caiu exatamente no meu colo. O aumento é contratual. A prefeitura não tem muito o que fazer além de negociar o parcelamento desses aumentos“, declarou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em entrevista.
Leia também: Morador relata pedido de ajuda da filha de mulher morta em incêndio: ‘minha mãe está morrendo queimada com meu irmão’
Parcelamentos
O percentual aplicado neste ano inclui a revisão anual da inflação, que atingiu 6,33% entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador previsto no contrato de concessão.
Além disso, o reajuste contempla 3,92% referentes ao parcelamento da inflação de 2020 e 2021, que será pago em 14 parcelas entre 2023 e 2036, além de 2,07% relacionados a um segundo parcelamento, referente ao reajuste de 2022.






