Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O filhote de onça-pintada “Golias”, resgatado após ser criado como pet, está bem e saudável, recebendo suporte veterinário em um local adequado, segundo nota divulgada pelo Ibama nessa segunda-feira, 10/2.
Golias foi resgatado na última terça-feira, 4, de uma família de um pescador que o mantinha como pet no município de Santo Antônio do Içá, a 880 quilômetros de Manaus. O animal foi avaliado e constatou-se que estava saudável e sem comportamento hostil.

No entanto, devido a falta de estrutura adequada na cidade para abrigá-lo, o felino precisou retornar à família temporariamente. Na sexta-feira, 7, ele foi transferido para Tefé, a 521 quilômetros de Manaus, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais: Manaus é a terceira cidade onde os moradores mais reclamam dos serviços públicos
Em nota, o Ibama divulgou que, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está acompanhando o caso e segue em tratativas para transferir o animal para Manaus, onde será destinado a um ambiente adequado.
“Informamos que o filhote de onça-pintada resgatado em Santo Antônio do Içá (AM) está bem e saudável, sendo alimentado e recebendo suporte veterinário especializado em um local adequado e seguro no interior do estado. O local será informado a todos em momento oportuno”, diz a nota.
O laudo da Secretaria de Meio Ambiente confirmou que se trata de um macho, com aproximadamente oito meses de idade. Devido ao longo período de convivência com humanos, o animal precisará passar por um processo de readaptação antes de ser reintroduzido à natureza.







