Letícia Rolim – Rios de Notícias
Nos primeiros meses de vida das crianças, o leite materno assume o protagonismo como fonte de vitaminas, fornecendo tudo o que os pequenos precisam. No entanto, a partir da introdução alimentar é essencial o consumo de alimentos ricos em nutrientes como a vitamina C. Seu papel no desenvolvimento saudável durante a infância é fundamental, sendo considerado necessário para o crescimento e bem-estar das crianças.
A vitamina C desempenha diversas funções cruciais no organismo infantil, uma delas é seu papel na formação de ossos e dentes saudáveis. Além disso, ela é responsável pela produção de colágeno, uma proteína que tem participação importante na formação de tecidos, como pele, tendões, mucosas, cartilagens e vasos sanguíneos.
De acordo com a nutricionista Catarina Maria, a introdução alimentar de nutrientes como a Vitamina C precisa ser feita a partir dos 6 meses.
“Para os bebês, a vitamina C vem do leite materno, por isso a importância da mãe ter uma dieta equilibrada e balanceada, a partir dos 6 meses as frutas e legumes precisam fazer parte da alimentação do bebê para que ele consiga ter a recomendação diária da vitamina de forma mais natural possível”, disse a nutricionista.
Outro aspecto importante da vitamina C, é sua capacidade de auxiliar na prevenção de doenças como anemia, que pode ser causada pela deficiência de ferro. Esse nutriente contribui para absorção adequada de minerais no organismo, evitando problemas decorrentes da carência de ferro.
Crianças que enfrentam a falta de vitamina C estão suscetíveis a terem seu crescimento e desenvolvimento comprometidos. Em situações mais graves, podem manifestar sintomas como desânimo, fraqueza, irritabilidade, lentidão e dificuldade de cicatrização.
“O bebê ou criança que não receber as quantidades diárias de vitamina C apresenta comprometimentos da pele, anemia, sangramento da gengiva, má cicatrização, perdas de dentes, fragilidade dos ossos, irritabilidade, desânimo, lentidão e até mesmo dificuldade de memória, concentração e aprendizado”
Catarina Maria, nutricionista
Portanto, é fundamental que pais e cuidadores estejam atentos à alimentação das crianças, garantindo uma dieta rica em vitamina C e outros nutrientes essenciais. Proporcionar uma alimentação balanceada e rica em vitamina C é garantir um crescimento saudável, com menor probabilidade de complicações de saúde a longo prazo.
O que é
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água, sua absorção pelo organismo requer a agregação de líquidos.
“A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel que se dissolve na água, é encontrados em frutas cítricas, legumes e verduras com mais facilidade. Conhecido como ácido ascórbico é essencial para saúde e bem-estar de crianças e adultos”, explicou a nutricionista.
Alimentos ricos em Vitamina C

A inclusão de frutas cítricas, assim como vegetais, podem ser excelentes fontes dessa vitamina tão benéfica. Os alimentos ricos em Vitamina C que podem ser consumido pelas crianças são:
Frutas: laranja, morango, goiaba, limão, abacá, mamão formosa, kiwi, caju, melancia, manga, acerola, tomate
Legumes e vegetais: brócolis cozido, batata cozida ou assada, couve flor e espinafre
“Na maioria das vezes incluímos essa vitamina através da alimentação da criança, caso haja necessidade, suplementarmos para que a criança possa atingir as quantidades diárias recomendadas”, explicou Catarina.






