Conceição Melquíades – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A influenciadora digital Chrysline Paola Oliveira Gaia, de 31 anos e os comparsas: Denick Harley Feitoza Barata, de 28 anos e Oyama Benedito Lopes de Souza, de 21 anos, foram presos nessa segunda-feira, 17/7, após serem apontados como autores do roubo das mercadorias de um bazar de roupas e acessórios, situado na rua Sulamita, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus. O prejuízo da empresária e proprietária da loja chega a R$ 500 mil.
Segundo a polícia, o fato ocorreu por volta das 20h40, da noite de 8 de junho deste ano. Na ocasião das investigações, Manuela Nayara Afonso Conde, de 26 anos, também foi presa em flagrante por receptação da mercadoria.



Conforme o titular da Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), delegado Thomaz Vasconcelos, a empresária foi surpreendida por quatro pessoas que invadiram o estabelecimento comercial. Sendo que dois deles estavam armados com armas de fogo. Eles exigiam que a vítima entregasse uma bolsa com uma certa quantia em dinheiro.
Extremamente violentos, eles ameaçavam o tempo todo a proprietária do bazar, além de agir com violência física, eles desferiram socos, tapas e pontapés nas pessoas que estavam dentro da loja. Todos foram colocados em um banheiro, somente a empresária foi forçada a sentar em uma poltrona, ao mesmo tempo que era agredida pelos bandidos. Conforme investigações, pelo menos sete pessoas foram vítimas no local.
Quando os bandidos conseguiram tomar a bolsa com dinheiro, mercadorias, aparelhos celulares, eles colocaram tudo dentro do carro da proprietária da loja e fugiram.
As investigações se deram logo após a ação criminosa, que apontou a influenciadora digital Chrysline Paola Oliveira Gaia como mentora intelectual do crime. Foi Chrysline Paola que facilitou a entrada dos criminosos na loja e ainda deu todas as dicas para os bandidos.
“O portão foi aberto sem arrombamento. No curso das investigações, chegamos aos autores que apontaram que uma das vítimas, a blogueira Paola tinha efetiva participação no crime. Ela teria organizado, foi ela a responsável pela abertura do portão. Ela teve acesso ao controle, acionou e permitiu a entrada dos comparsas. E todos, inclusive, afirmam que a ordem dela não era somente para praticar o roubo, mas também tirar a vida da proprietária. Não sabemos o motivo ainda”, informou Vasconcelos.
Manuela Nayara Afonso Conde, ex-funcionária da vítima, teria recebido a mercadoria roubada. O marido dela, Denick Harley Feitoza Barata, também foi preso por envolvimento no crime.
O delegado disse ainda que: “Paola joga a responsabilidade para Nayara e Nayara joga a responsabilidade para Paola”. Segundo o delegado, “ambas são unânimes em dizer que ocorreria o fato, só que uma coloca a culpa na outra”
Morte
Durante depoimento, os criminosos relataram o desejo da morte de Paola. Ao delegado Thomaz Vasconcelos, os criminosos disseram que a blogueira Chrysline Paola teria dado órdem para executar a proprietária da loja.
“Os suspeitos falaram que não tinham a intenção de matar a empresária. Ainda que tenham recebido ordem para isso, eles não tinham tal intenção. Somente subtraíram os objetos que segundo a vítima, que havia feito um inventário, estima o prejuízo em torno de R$ 500 mil”, disse o delegado da DERFD.
O delegado destacou que um outro homem, identificado somente como Fábio, também é apontado como suspeito e está sendo procurado pela polícia e que em breve terá o nome completo e foto divulgados.
“Ainda temos uma pessoa que será divulgado o nome e a fotografia para que a gente possa chegar a ele. Segundo a polícia, o homem que é procurado seria responsável pela contratação dos demais criminosos.
Paola teria falado com o esposo da Nayara, que falou com Fábio – que está sendo procurado – que em seguida falou com os outros dois”, detalhou o delegado.
Com a prisão, Chrysline Paola, Denick e Oyama serão autuados por roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Manuela Nayara responderá por receptação qualificada. A quadrilha será encaminhada para audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.






