Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na tentativa de reverter a posição que coloca Manaus, a capital da Amazônia, entre as menos arborizadas do Brasil, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), anunciou nessa segunda-feira, 13/1, novas metas do programa “Manaus Verde”.
O plano prevê o plantio de 15 mil árvores em 50 espaços públicos da cidade em 2025, número que se aproxima do total plantado em toda a gestão anterior.
“O plantio de árvores é a garantia de sobrevivência da nossa gente. Este ano, vamos triplicar o que fizemos só no ano passado. Vamos plantar 15 mil árvores. Arborização e clima da capital são prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito em exercício, Renato Junior durante lançamento do programa.
O secretário de Meio Ambiente, Fransuá Matos, reforçou a meta, destacando a necessidade de tirar Manaus do ranking negativo: “Vamos avançar nos canteiros centrais da cidade. Nas próximas semanas, a população verá vários canteiros recebendo esse trabalho, que é um presente para as futuras gerações”, declarou em entrevista à Rede Onda Digital, na terça-feira, 15/1.
Comparativo com a gestão anterior

Entre 2021 e 2024, a gestão de David Almeida plantou 23.026 mudas e doou 261.339 à população em 213 ações itinerantes. Com a nova meta, o número de árvores a serem plantadas em 2025 representa quase dois terços do total realizado em quatro anos.
As mudas são produzidas pela própria secretaria para atender às demandas de arborização e manutenção de espaços públicos, além de serem destinadas a instituições interessadas em replantar áreas de sua propriedade ou da prefeitura, seja em ações sociais ou para fins próprios.
Apesar de sua localização estratégica no coração da Floresta Amazônica, Manaus figura como a terceira capital brasileira menos arborizada, com apenas 23,90% de sua área com árvores, segundo dados do IBGE de 2010. Embora desatualizados, esses dados ainda servem como referência para as ações atuais.
Segundo Fransuá Matos, o crescimento desordenado e a falta de planejamento dificultam a arborização urbana. “Tem diversos problemas que impedem esse crescimento maior da arborização, mas vamos contornar essa situação, principalmente plantando nos igarapés, nos canteiros centrais e nas áreas verdes”, pontuou o secretário.
Inclusão da população
O programa “Manaus Verde” também tem como objetivo envolver os manauaras na arborização da cidade, promovendo ações semanais e itinerantes em bairros e zonas distintas da capital, além de distribuir mudas gratuitamente à população. A expectativa é transformar o cenário urbano e deixar um legado sustentável para as próximas gerações.








