Redação Rios
MANAUS (AM) – Uma adolescente indígena de 13 anos deu à luz, na manhã da última sexta-feira, 27/12, com o auxílio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), na base da Funai no Rio Alto Maicí, localizada no município de Lábrea, a 702 quilômetros de Manaus.
A jovem, da aldeia Sabá Pirahã, chegou ao local por volta das 6h, acompanhada de sua mãe e do piloto de um barco, já em trabalho de parto e precisando de assistência imediata.
Diante da emergência, os policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) — 3° sargento Francisco Campos Pinto, cabo Isac Vidal dos Santos e soldado Eliezo Ribeiro Moreira —, juntamente com servidores da Funai, realizaram os procedimentos necessários para o nascimento da criança. Apesar das dificuldades enfrentadas devido ao prolongado período de contrações, o bebê, uma menina, nasceu em segurança.
Após o parto, mãe e filha receberam os primeiros cuidados e foram transportadas de barco até a BR-230, onde um enfermeiro avaliou o estado de saúde de ambas e organizou o transporte para Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) ficou responsável por dar continuidade ao atendimento médico.
O episódio ressalta a importância do trabalho conjunto entre forças de segurança e órgãos de apoio às populações indígenas em áreas remotas da Amazônia.
*Com informações da assessoria






