Letícia Rolim – Rios de Notícias
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi flagrada curtindo suas férias no cruzeiro de luxo ‘WS On Board’, promovido pelo cantor Wesley Safadão. O fato ocorreu no porto de Port Canaveral, na Flórida (EUA).
Em vídeo que circula nas redes sociais, Joana brinca ao pedir para que o comediante Tirulipa a ajude a achar seu marido, que se perdeu no navio.
“Tu me conhece, Joana D’arc lá do Amazonas”, diz a parlamentar ao comediante, que a chama de “a conhecida lá de Manaus, de capivara”, ao satirizar o caso da apreensão da capivara Filó que gerou grande repercussão na internet e nos veículos de comunicação.
A presença da deputada Joana Darc no evento luxuoso levantou questionamentos sobre o compromisso e a dedicação da parlamentar com suas responsabilidades políticas.
Isso porque enquanto aproveita o descanso, ela deixou de participar de votações importantes, como da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em pauta nesta quarta-feira, 12/7, e que dita metas ficais e prioridades da administração pública estadual.
Internautas se posicionaram sobre a ausência e cobraram a deputada sobre a LDO:
“Enquanto teremos hoje na ALEAM a importante votação da LDO (Lei de Orçamento do Estado) a deputada estadual Joana Darc está preocupadíssima no Cruzeiro do Wesley Safadão no Caribe”, tuittou o usuário @danilomaciel_am
“Arthur Lira do Amazonas. Deputada Joana Darc curte cruzeiro de Wesley Safadao e falta à sessão da ALEAM que votará a lei de diretrizes do orçamento do estado para 2024”, escreveu @Jadsondsl também no Twitter.
As atividades parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Alema) se encerram nesta quarta-feira, 12, quando se inicia o recesso parlamentar.
O cruzeiro, que teve início no dia 10 de julho, está previsto para encerrar nesta quinta-feira, 13 de julho, oferecendo serviços de alto padrão e mordomias que atraem diversos convidados famosos.
Joana se posiciona
A deputada Joana Darc se posicionou nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 12/7, após o vídeo viralizar na internet. A parlamentar afirma que “já são 6 anos sem férias” e por isso solicitou desconto no salário pois precisou “faltar o trabalho três dias e não dava para remarcar essa passagem”.
LDO
Elaborada anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aponta as prioridades do governo para o próximo ano, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) com base no estabelecido no Plano Plurianual (PPA).
A LDO funciona como um “elo” entre a LOA e o PPA e entre outros itens determina o nível de equilíbrio geral entre receitas e despesas, disciplina repasse de verbas e autoriza aumento de despesas com pessoal.






