Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Sete atletas amazonenses de ginástica rítmica do Manaus Esporte Clube (MEC) irão participar do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker, que acontece entre os dias 27 de novembro e 1º dezembro, em Aracaju (SE).
Esse é um dos principais campeonatos do país na ginástica rítmica, com um nível bastante elevado e um grande número de participantes. Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a treinadora Giulia Pontes contou que esta é primeira vez que a equipe juvenil irá participar do campeonato, disputando com outros 14 conjuntos do Brasil.
“Além de adquirir experiência, queremos que as meninas consigam fazer suas coreografias da melhor maneira possível, buscando vagas na final. Figurar entre os melhores dessa competição sendo o único clube representante da região Norte já cumpriria nossos objetivos. Mas é claro que estamos nos preparando para conquistar uma medalha”, detalhou.
Leia mais: Artista Juarez Lima sofre AVC; Caprichoso mobiliza corrente de oração
Uma dupla adulta do Manaus Esporte Clube também deve encarar uma disputa com outras 28 duplas do país. Giulia Pontes ressalta que a ginástica rítmica é uma modalidade muito bonita de se assistir, mas também demanda muitos gastos.
“Para ir a um evento desses precisamos de muitas demandas financeiras. Os pais precisam custear as passagens aéreas, a hospedagem, alimentação e transporte. Fora os gastos com as roupas de apresentação que são os collants e o material esportivo que são os aparelhos importados que as ginastas utilizam”, ressaltou a treinadora.


As ginastas treinam no Centro de Ginástica do Amazonas, localizado na Vila Olímpica de Manaus e são atletas beneficiadas pelo Bolsa Esporte Estadual, programa para a manutenção de custos mensais que incentiva a continuidade delas no esporte. A atleta Larissa Lopes destacou sobre o que a motiva a seguir no esporte.
“A minha experiência como atleta é muito boa, porque o esporte me ajudou a ter foco, determinação, compromisso e responsabilidade. Ajudou na minha resistência, na minha saúde e na minha flexibilidade. E principalmente na minha saúde mental, já que há pouco tempo eu perdi meu pai. E por isso a ginástica me ajudou a vencer tudo isso e ela é muito importante pra minha vida”, disse a atleta.
A população pode ajudar contribuindo para as vaquinhas on-line que as ginastas estão fazendo. Doações podem ser realizadas para a chave-pix: 705.338.742-97, em nome Larissa Vitória Lopes Ferreira. “Qualquer valor já ajuda bastante e fica a certeza de que estão contribuindo com o futuro do esporte amazonense”, completou Giulia Pontes.






