MANAUS (AM) – O advogado Kennedy Tiradentes, candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS e destacou quais as principais prioridades para o segmento da advocacia, caso seja eleito para o triênio 2025-2027.
Liderando a chapa “Ordem e Renovação”, de número 10, o candidato tem como vice Marco Aurélio Bacelar. Kennedy Tiradentes se considera advogado militante e há 13 anos luta pelos direitos dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), por meio do departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos.
“Um dia eu acordei com a carteira da OAB na mão, um filho recém-nascido e uma esposa para cuidar, sem um transporte adequado para exercer minha atividade e decidi ir até a Justiça do Trabalho, foi onde começou a minha história. Lá eu fiz grandes amigos. A advocacia trabalhista me abraçou e conheci o ambiente sindical e fui bem acolhido”, destacou.
Kennedy Tiradentes busca a primeira eleição na OAB-AM (Foto: João Dejacy/Rios de Notícias)
Kennedy Tiradentes frisou que a partir da oportunidade de presidir a OAB-AM, fará uma gestão de portas abertas, com seu número pessoal sempre disponível para os profissionais da advocacia que o procurarem para falar sobre seus anseios e expectativas.
“Eu entendo que o maior é aquele que serve. Eu tenho que ser o servo da advocacia. Eu não imaginava que estaria onde estou e não tinha intenção de ser presidente da OAB. Eu estou sentindo uma energia boa, com o apoio de ex-professores e colegas do interior. Então, eu sentei com a minha esposa e falei: eu vou vencer a eleição”, ressaltou o candidato.
Propostas
Kennedy Tiradentes ressaltou que a advocacia é uma profissão digna, mas que enfrenta várias dificuldades desde o momento em que o profissional sai de casa. Um dos pontos críticos para o candidato, é a falta de celeridade nos processos, devido a alta demanda do judiciário.
“Nós vamos criar uma comissão da celeridade processual. O advogado, quando vai fazer uma reclamação, ele se dirige a vara e o processo não anda. Isso gera um desgaste do advogado para com o magistrado. Nós vamos criar uma aba dentro da página da OAB, onde o advogado vai digitar o número do processo e fazer um breve relato dos fatos. Assim, a instituição vai poder combater isso de forma institucional”, comentou.
Kennedy Tiradentes durante entrevista (Foto: João Dejacy/Rios de Notícias)
O candidato tem dentre as suas principais bandeiras, a defesa dos direitos dos advogados de pequenos e médios escritórios, reivindicando uma maior atenção às necessidades cotidianas desses advogados. Ele considera que a categoria precisa de mudanças em questões básicas.
“Nós temos advogado do interior que vem aqui para Manaus e não tem um lugar para ficar. Nós temos um jovem advogado, quando ele é recém-formado, quando ele passa no exame de ordem, ele vai na cerimônia, recebe a carteira da OAB e um token, que é um dispositivo que acessa os processos. E só isso. Ele não recebe uma direção”, completou Kennedy Tiradentes.
Cobertura Especial
Entrevista ao Portal Rios (João Dejacy)
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO está realizando uma cobertura especial das eleições da OAB-AM, para o triênio 2025-2027. Os três candidatos à presidência da Ordem participaram de entrevistas exclusivas concedidas ao riosdenoticias.come à Rádio RIOS FM 95,7.
A votação está marcada para o dia 19 de novembro de 2024, de forma presencial, das 9h às 17h, na Arena da Amazônia, em Manaus, e em outros pontos no interior do estado. Apenas os profissionais regularmente inscritos e em dia com a OAB poderão participar do pleito.