Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), não compareceu ao último debate antes do primeiro turno, somando ausência em todos os debates desta eleição. O evento, promovido pela Rede Amazônica nesta quinta-feira, 3/10, está sendo transmitido em TV aberta.
David justificou sua ausência afirmando que que os debates estão cobertos de fake news. “Comunicamos porém nossa ausência no debate do primeiro turno, em razão de que este instrumento tem se tornado palco para cortes e lacrações na internet, incluindo fake news por parte de alguns candidatos”, disse o candidato por meio de nota
No cenário político, sua ausência é vista como uma estratégia. Como atual gestor, David seria naturalmente alvo de críticas à sua administração, e, para evitar embates constrangedores e possíveis cortes negativos que seriam amplamente divulgados nas redes sociais, ele optou por não participar dos debates.
No primeiro encontro, quando foi o único a faltar, sua assessoria justificou que seus adversários estavam mais focados em ataques pessoais do que em discutir propostas para a cidade. “não vêm debatendo os problemas da cidade e nem propostas, mas vêm direcionando ataques ao prefeito”, escreveu em nota.
Em outra ocasião, durante uma sabatina na Rede Onda Digital, David afirmou que receava agressões e acusações, destacando que o ambiente dos debates pouco contribuiu para discussões produtivas. “Eu não fujo de debates, nem de responder. Tanto que estou aqui. E por que não fui aos debates na TV? Porque, hoje, até cadeirada está tendo”, disse David Almeida.
Sua estratégia difere de gestões anteriores, como Arthur Neto em 2016, que compareceu ao último debate em busca da reeleição, e do próprio David, que participou de todos os debates nas eleições de 2020.






