Redação Rios
MANAUS (AM) – Nos próximos dias 11 e 12 de setembro, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques II será palco da 26ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis da região Norte (Fórum GD Norte). O evento busca debater o cenário atual do setor, e é organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG), com apoio da Associação Amazonense de Energia Solar (Amesolar).
Segundo a organização, o Fórum tem como objetivo principal reunir a cadeia produtiva de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Norte do Brasil, focando em oportunidades de negócios, discussões sobre barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento.
“O evento chega à capital amazonense em um momento muito importante para a geração distribuída, em que mais de dois milhões e meio de sistemas estão conectados à rede no país”, pontua Tiago Fraga, diretor do Grupo FRG Mídias & Eventos.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída no Brasil já alcança uma impressionante marca de 32 GW de potência instalada, com o Norte contribuindo com 2,3 GW. Apesar de ter a menor participação, a região tem registrado um crescimento constante e há grandes possibilidades de negócios, de acordo com Fraga, com empresas e indústrias internacionais se instalando na área, de olho no mercado crescente.
O especialista ressalta que a proposta Fórum GD Norte é colaborar ainda mais com esse processo de evolução, representando um importante mecanismo para desenvolver e impulsionar a produção de energia renovável na área. “Estamos certos de que o evento será um divisor de águas para a região Norte, especialmente para o Amazonas. O ambiente propício à geração de negócios, networking e a criação de empregos e parcerias fortalecerá o avanço da geração distribuída na região”, salienta.
Durante os dois dias de Fórum, especialistas, empresários e representantes do governo terão a oportunidade de discutir os desafios e soluções para acelerar a transição energética no Norte do Brasil. A presidente da Amesolar, Helane Souza, acredita que o evento será uma ótima maneira de compartilhar e absorver novas ideias.
“O potencial do setor no Amazonas é imenso, basta que o Estado e os Municípios apresentem, por meio de políticas públicas, vantagens para atrair investidores para a região. Enquanto primeira e única entidade dessa cadeia produtiva no Amazonas, nossa missão é fazer de tudo para ajudar na consolidação do setor”, observa.
Fórum de Meio Ambiente
O Fórum GD Norte trará novidades esse ano. Ele acontecerá no mesmo dia e local da segunda edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, que contará com uma série de palestras abordando a importância e as vantagens e oportunidades das energias limpas, do Polo Industrial de Manaus (PIM), da mitigação e compensação de gases de efeito estufa, junto de um espaço dedicado a oportunidades de negócios.
O maior evento de sustentabilidade e inovação do Brasil promete revolucionar o olhar sobre o bioma amazônico, apresentando informações, reflexões e propostas concretas para contribuir, de forma significativa, para sua sustentabilidade. Para mais informações sobre os fóruns simultâneos, basta acessar os sites oficiais do Fórum GD Norte o do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia.
*Com informações de assessoria






