Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os manauaras prestigiaram o desfile cívico-militar de 7 de setembro, realizado neste sábado, 7/9, no Sambódromo, localizado na zona Oeste da capital amazonense, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
A solenidade teve início com a participação dos membros da Maçonaria, seguidos pelo desfile dos Escoteiros do Amazonas, e contou também com a presença de militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e representantes de instituições civis.
Leia também: Manauaras prestigiam desfile cívico-militar de 7 de Setembro
Mas qual é o sentimento de celebrar uma data tão significativa para os brasileiros? Para responder a essa pergunta, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com membros dos Escoteiros do Amazonas que participaram do desfile cívico-militar de 7 de setembro.


“O sentimento que tenho em participar do desfile cívico, representando nosso movimento escoteiro, é de muita honra! Poder demonstrar nosso patriotismo e sentir orgulho em ser brasileira! Desfilo todos os anos e trago meus filhos também para sentir esse orgulho junto comigo”, destacou Luana Santiago, chefe escoteira do 39º AM Grupo Escoteiro Dom Bosco.
“Para o escotismo do Amazonas, participar do desfile de 7 de setembro é a certeza de cumprir com amor nosso papel de cidadão”, disse Débora Israel Portela, mãe do escoteiro sênior Marcelo Salomão.
Neste ano, 400 escoteiros do Amazonas participaram do desfile no Sambódromo. Paulo França, diretor-presidente do Grupo Escoteiros Dom Bosco, ressaltou a importância de participar da solenidade: “É demonstrar o nosso amor como patriotas e civis nesta data tão importante, que é a Independência do Brasil.”
Fundado em 1907 na Inglaterra por Baden-Powell, o Movimento Escoteiro é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valorizando a participação de todas as origens sociais, raças e credos. É a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação.
Escoteiros do Brasil


Os Escoteiros do Brasil são uma ONG centenária com atuação nacional, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico. Reconhecidos como a Melhor ONG de Educação do país em 2021, desenvolvem um trabalho singular que proporciona a crianças, adolescentes e jovens autoconhecimento e crescimento pessoal em diferentes áreas de enfoque.
Através de um Programa Educativo, do Método Escoteiro e da atuação de adultos voluntários, levam a proposta educativa para cerca de 85 mil jovens, que fazem parte de uma fraternidade global com mais de 57 milhões de pessoas em todo o mundo, formando o maior movimento juvenil de educação não formal.
Os Escoteiros do Brasil têm como missão contribuir para a educação de jovens por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.












