Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas, no certame de 2021, realizam uma manifestação em frente à sede do governo do Amazonas, nesta sexta-feira, 23/8.
Eles saíram em carreata pelas ruas de Manaus, às 7 horas da manhã, do Museu da Amazônia (Musa) localizado na avenida Margarita, no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus em direção à sede do governo.
Leia também: Aprovados em concurso da PM vão espalhar outdoors por Manaus para reivindicar posse
A pressão em ano eleitoral é para que o governo do Amazonas convoque os aprovados o quanto antes. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com a industriária Sanrla Souza, de 31 anos, que participa do protesto dos concursados.
“Nós decidimos lutar pelo direito que é garantido a nós, porque nosso estado está precisando de mais segurança. Nós esperamos a posição do governo porque mesmo chamando os 2.300 aprovados não vai suprir a decadência da segurança do estado”, explicou.


O segurança Ivis de Oliveira Lima, de 33 anos, também está na manifestação e diz que chamar os concursados é fundamental para a proteção do cidadão diante da violência em Manaus e no interior.
“Decidimos lutar pelo nosso direito de ser policial do estado e de ajudar no combate à violência que só cresce devido à falta de efetivo policial. Esperamos com essa manifestação que o governador, tenha sensibilidade e convoque todos os 2.300 aprovados do concurso da PMAM de 2021, estamos aptos e homologados em diário oficial, só precisamos que o governo nos chame para o curso de formação e em um futuro próximo estar apto pra defender o cidadão amazonense da criminalidade que nos assola a cada dia”, desabafou.


Nessa quinta-feira o representante da Comissão dos Aprovados do concurso, Paulo Machida, disse ao riosdenoticias.com.br que a luta dos aprovados é incansável por seus direitos de serem chamados pelo governo.
“O sentimento é de omissão por parte do estado. O governador está sendo pressionado não só pela gente, mas também pelo alto índice de criminalidade que todos sentem na pele aqui na capital amazonense”, desabafou.
A reportagem entrou em contato com o governo do Amazonas para saber quais medidas estão sendo tomadas em relação a convocação dos aprovados.
“O Governo do Amazonas já nomeou 1.121 aprovados no concurso de 2021, sendo 1 mil alunos soldados, que já estão em fase final de curso, e 121 alunos oficiais, que estão no 1° ano de formação, de um período de três anos. O governo reforça que o concurso público está dentro da validade para o chamamento dos aprovados que é de dois anos, renovações por mais dois anos”, esclareceu por meio de nota.






