Patrick Motta Jr e Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em vídeo que viralizou nas redes sociais nessa terça-feira, 30/7, um homem não identificado aparece agredindo um agente da Guarda Civil Municipal (GCM). O caso aconteceu em frente ao Parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
Nas imagens, é possível ver a abordagem dos guardas municipais. Durante a ação, o homem pede para ser solto, quando acaba desferindo um soco em um dos agentes, e, em seguida, é atingido pela arma de choque.
Segundo informações de testemunhas, ele teria sido flagrado com entorpecentes nas proximidades da entrada do parque, ao ser abordado, teria se ofendido e ameaçado uma guarda municipal feminina. “Não tô invadindo o patrimônio de ninguém, entendeu? Eu tô aqui fora. Me solta, me solta”, diz o homem.
Leia mais: Homem é preso com drogas, armas e munições em condomínio de Manaus
Em nota a Prefeitura de Manaus informou que tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, no qual aparece um Guarda Municipal sendo agredido durante uma abordagem no Parque Cidade da Criança, afirmando:
O órgão informa ainda que o indivíduo estava usando entorpecente nas proximidades da entrada do Parque Cidade da Criança e ao ser abordado pela guarda municipal feminina, passou a ofendê-la com xingamentos misóginos e depreciativos à sua condição de mulher, além de ameaçar cometer violência sexual contra ela. Em ato contínuo de agressão e resistência à abordagem, desferiu um soco no rosto de outro Guarda Municipal durante a tentativa de imobilização.
Ainda segundo a prefeitura: “para repelir a agressão, a guarda feminina usou o dispositivo de choque para que o indivíduo pudesse ser imobilizado, a fim de resguardar a segurança dele e dos guardas. Desde 2021, o efetivo da Guarda Municipal de Manaus vem passando por um processo de reestruturação e modernização.”
Após ser imobilizado pelos guardas municipais, o homem foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) juntamente com o material entorpecente apreendido com ele, ficando à disposição da polícia.






