Júlio Gadelha – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – A 57ª edição do Festival de Parintins em 2024 alcançou recordes de público e faturamento. Mais de 120 mil pessoas visitaram o evento, superando os 110 mil de 2023 e os 111.498 de 2022. A receita total estimada pelo Governo do Estado do Amazonas foi de R$ 180 milhões, um aumento significativo em relação aos R$ 146 milhões do ano passado.
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 15/7, pelo governador Wilson Lima (União) em publicação nas redes sociais. “Em Parintins, este ano, recebemos cerca de 120 mil turistas que movimentaram mais de R$ 180 milhões na economia local, superando em 23,24% a marca de 2023. Como eu sempre digo, o Festival não é apenas uma festa, é emprego, renda e oportunidade para as pessoas”, escreveu.
Durante a semana do Festival, mais de 70 artesãos participantes da 19ª Mostra de Artesanato e Economia arrecadaram mais de R$ 1,74 milhões, quase o dobro em comparação com 2023, quando foram faturados R$ 960 mil, segundo dados da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).
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De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsepam), o número de passageiros de barco aumentou em 32%, com 78.431 pessoas transportadas entre 24/6 e 3/7. Também houve um aumento nas operações de avião, com 971 este ano contra 800 do ano passado.
Efeito Cunhã-Poranga
Os recordes de público no Festival são atribuídos à visibilidade gerada pela participação da Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil. Isabelle, que foi finalista do programa, promoveu amplamente o festival tanto na TV quanto para os mais de 6,4 milhões de seguidores nas redes sociais.
O interesse pelo Boi-Bumbá também cresceu entre os brasileiros. Segundo o Google Trends, houve um aumento de 140% nas pesquisas sobre o evento em comparação ao ano passado.
Impulso à economia local
O Festival de Parintins de 2024 demonstrou como grandes eventos podem impulsionar a economia local. Os gastos dos turistas – desde ingressos até hospedagem e alimentação – geram empregos temporários em setores como hotelaria, restaurantes e transporte. A publicidade do festival, com alcance nacional e internacional, aumenta a visibilidade da cidade e atrai novos turistas, potencializando Parintins como destino turístico o ano todo.












