Júnior Almeida – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Localizada a 369 quilômetros de Manaus, a cidade de Parintins, conhecida também como ilha tupinambarana, tem pouco mais de 115 mil habitantes, segundo dados do último Censo, mas um fato curioso é que este número chega a dobrar durante o maior festival folclórico a céu aberto do mundo.
A disputa entre os boisCaprichosoeGarantido, tem a expectativa de atrair 120 mil turistas na cidade para acompanhar um dos principais eventos da cultura nortista do Brasil. Isso representa um fluxo de 235 mil pessoas na ilha.
Leia também: Festival de Parintins movimenta economia e promove a cultura local
No Amazonas, um dos principais meios de transporte é o barco, devido a influência dos rios como a principal “estrada” que conecta as comunidades afastadas na vasta floresta amazônica. E isso não é diferente quando se quer chegar até a “Ilha da Magia” para quem mora na capital e outros municípios.


De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) estima que cerca de 140 embarcações, de diversos tipos e tamanhos, façam o trajeto entre Manaus e a terra do Boi Bumbá, sendo viável aos visitantes a estadia nas embarcações durante os três dias do espetáculo.
Além disso, centenas de voos com destino ao município de Parintins vão ultrapassar a marca de 230 operações de pousos e decolagens nesse período do Festival Folclórico, o que representa um aumento superior a 20%, em relação ao ano passado nesse mesmo período. O que facilita o acesso a quem viaja de outros estados, inclusive, inúmeras celebridades.


Quem chega na ilha, se depara com uma região completamente dividida entre os torcedores do boi Caprichoso e boi Garantido durante o festival. Detalhe também para algumas marcas que chegam a mudar suas cores para atenderem ambas as torcidas apaixonadas.
Primeira noite do Festival
E nesta sexta-feira, 28/6, o tradicional Festival de Parintins começa no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana durante três dias de muita emoção, agitação e apreensão com a tão aguardada disputa. O evento segue até domingo, 30/6, e os bois Caprichoso e Garantido disputam o título pela 57ª vez.






