Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Boi vermelho e branco, do coração na testa, comemora nesta segunda-feira, 24/6, 111 anos de uma história repleta de paixão e tradição. Fundado em 24 de junho de 1913 por Lindolfo Monteverde, o Boi da Baixa do São José se tornou um dos ícones culturais de Parintins.
A história do Garantido teve início quando Lindolfo Monteverde, aos 18 anos, criou seu próprio boi utilizando curuatá e a carapaça dos frutos da palmeira de inajá.
Leia também: Jurados do Festival Folclórico de Parintins desembarcam na ilha tupinambarana
Em um momento de enfermidade, Lindolfo fez uma promessa a São João Batista: caso se recuperasse, realizaria anualmente uma reza e uma festa de boi em homenagem ao santo. Sua cura milagrosa marcou o início de uma tradição que perdura até hoje.
A partir de então, na noite de 24 de junho, os torcedores do Garantido se reúnem para rezar e celebrar São João Batista. Além de também celebrar mais um ano do boi de Lindolfo.
Com 32 títulos conquistados, o Boi Garantido é o maior campeão do Festival Folclórico de Parintins, onde compete anualmente contra seu rival, o Boi Caprichoso, que é detentor de 25 títulos.
Essa rivalidade, que tem o “contrário” como seu principal adversário, é o ponto alto do maior festival a céu aberto do mundo, atraindo milhares de visitantes e mantendo viva a rica cultura folclórica da região.






