Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores artistas deste país, celebra nesta quarta-feira, 19/6, 80 anos. O legado do homem de fala mansa e grandes olhos verdes está representado na arte, música e política.
O artista chega aos 80 anos com 537 músicas autorais registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Na lista, o marco inicial da obra do compositor foi na década de 60 com a música ‘Tem mais samba’ de 1964.
A banda foi outro grande sucesso da carreira, que virou unanimidade nacional no festival de 1966. O tom político é destaque na obra ‘Roda Vida’ de 1967.
Leia também: ‘Recebo como desagravo pelos artistas ofendidos’, diz Chico Buarque sobre Prêmio Camões
Chico é versátil, navega por várias nuances, mas principalmente no samba. As canções românticas, política, baião com rock e pimenta, cotidiano, drama, fúria, ira, malandragem, bolero, rádio, luto, perda, hipocrisia social, feridas da alma, angústias, poesia e a miséria são vários dos temas no universo do músico.
O cantor e compositor sempre teve como inspiração o universo e o olhar sobre o sagrado feminino, sendo destaque em muitas de suas obras.
Nas redes sociais, celebridades, músicos, intelectuais e políticos celebram a data comemorativa. O presidente Lula deixou uma mensagem em suas redes sociais. “O grande Chico Buarque completa 80 anos de vida hoje. Chico é um dos maiores artistas desse país e nos honra não só com sua arte na música e literatura, como também pelo seu amor e defesa do Brasil. Desejo felicidades e muita saúde ao meu caro amigo”.

“Tenho a honra de fazer aniversário no mesmo dia do gênio Chico Buarque. Parabéns, mestre Chico pelos 80 anos!”, registrou o pré-candidato a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos.
O músico Djavan também parabenizou o artista. “Chico Buarque, 80 anos! Que alegria celebramos a vida e a obra desse grande artista brasileiro! Feliz aniversário, Chico! Muita saúde, paz de espírito e amor!”
Djavan e Chico possuem uma linda história de amizade, que começou nos anos 80, quando compuseram juntos a música “Alumbramento”, a qual deu título ao álbum lançado por Djavan em 1980.

“Quero celebrar os 80 anos da pessoa de Chico Buarque. Além de ser um grande artista é um ser humano humilde e extremamente solidário”, escreveu em seu Instagram o teólogo, filosofo e escritor Leonardo Boff
Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira. “Iolanda” de 1984, foi a música mais tocada em sua trajetória musical e entrou para o time dos mestres da Musica Popular Brasileira (MPB).






