Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A noite do domingo, 16/6, foi ainda mais alegre na Rádio RIOS FM 95,7. O Especial Bumbá Kids do programa “Amazone-se” trouxe vários itens mirins dos bois Caprichoso e Garantido, que sonham em um dia assumirem os postos oficiais.
Destacando a magia e a paixão de se brincar desde criança de boi-bumbá, o especial estava sendo planejado desde fevereiro e teve sua segunda edição, em preparação para o 57º Festival Folclórico de Parintins, como afirma a apresentadora Ana Clarissa.
“Então, é muito importante levar o legado para as crianças, para elas gostarem da nossa cultura, do nosso boi-bumbá. Então, é um programa muito especial feito para todos vocês”, ressaltou Ana Clarissa.
Leia mais: Rios na Ilha: conheça os itens individuais do Festival de Parintins
Legado que atravessa gerações


Lorenzo Vaz já é um levantador de toadas e é apaixonado pelo Boi Caprichoso. Ele conta que começou a gostar de ouvir várias toadas do bumbá azul e por gostar de cantar, decidiu entoar essas canções. “Eu sou uma pessoa que gosta muito de cantar. Eu sempre fui fanático pelo Boi Caprichoso e sou até morrer”, declarou.
A cunhã-poranga mirim, Maitê Moraes, assume a paixão pela cunhã oficial do boi Garantido, Isabelle Nogueira, e confessa que aprendeu os passos e movimentos assistindo os vídeos da artista. “Eu pedi pra minha mãe o celular para assistir desenho e ficava vendo os vídeos da Isabelle. Quando minha mãe entrou no quarto e me viu dançando, ficou chocada”, lembra com detalhes a pequena Maitê.


Nonato Júnior Cid, o Nonatinho, se declara fã número 1 do tripa do Caprichoso, Alexandre Azevedo, mas enfatiza que a sua habilidade na evolução, reflete um legado de família. “Sou tataraneto do fundador do Caprichoso, Roque Cid”. Ele recordou que os primeiros indícios de talento foram revelados aos três anos de idade. “Ninguém me ensinou, não tive ensinamento de ninguém. Eu colocava o travesseiro na cabeça e saia fazendo os movimentos”.
Também do lado encarnado, outro torcedor obstinado é o tripa mirim Ângelo Aguiar. Do elenco do bumbá, a admiração é pelos atuais tripas do Garantido, Batista Silva e Denildo Piçanã, que há anos se dedicam ao item oficial. No caso de Ângelo, escolher o boi preferido foi um ato totalmente involuntário. “Eu aprendi as danças com o meu pai, que era tripa do Boi Caprichoso, mas a minha escolha foi pro Garantido”, afirmou.


Também participaram do programa, Maria Eduarda Normando, cunhã-poranga mirim do Boi Caprichoso; Vinícius Gabriel, mini-marujeiro; Eduarda Rayssa, mini-sinhazinha do Caprichoso; Kauã Santana, pajé mirim; e Heloísa Zumaeta, primeira tripinha feminina do boi azul.
“Sempre assisti o Festival Folclórico desde criança com a minha mãe. Eu me encantei com os passos de boi em 2023. Me apresentei no meu aniversário no ano passado, gostei e continuo até hoje”, destacou Heloísa Zumaeta, tripa mirim do Málúù Dúdú.






